sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Um dia com brasileiras

Antes de eu chegar aqui na Eslovênia conheci um blog de uma menina que se chama Juliana, ela mora em uma cidade aqui perto e escreve sobre os costumes daqui. Eu enviei um e-mail a ela e logo ela me passou o contato de uma brasileira que mora aqui em Nova Gorica: a Ana. O que eu não sabia é que o marido da Ana tem um bar aqui pertinho de casa: O RIO! Enviei uma mensagem a ela e combinamos de nos encontrar hoje de manhã "no Rio"! hahahahaha. Através da Ana, conheci a Márcia, que me ensinou a comprar carne bovina no mercado, e a Cris. Almoçamos no shopping e depois fomos buscar as crianças da Ana na escola (dois gêmeos: a Ana Beatriz e o Adrian). A escola é muito interessante, cada classe é dividida com nome de animais que representam como as crianças andam: vi os caramujos, que é a primeira classe, e os patos, que é a classe onde os filhos da Ana estudam. Eles vão para a escola às 7.30 e voltam às 15/16h. A Ana me contou que a mensalidade da escola varia de acordo com o salário dos pais, paga mais quem pode mais. Igual ao Brasil, ãn? No caso da Ana, que ela tem gêmeos, eles só pagam a mensalidade de um! Outra coisa interessante é que as crianças não vão para a escola já de uniforme. Cada um tem um armário pra guardar seus pertences pessoais e lá eles trocam de roupa. Colocam o uniforme quando chegam na escola. Por fim, fomos tomar café na casa da Ana e adivinhem? Comemos orelha de gato e tomamos café do Brasil. Torrado e moído na hora! Estar com brasileiros é sempre muito animador, né? Brasil é Brasil! É muito bom poder falar nosso português, dar risada alta e falar sobre a nossa cultura, nossa família... sem nos preocuparmos em nos fazer entender. Mas se vocês pensam que a saudade diminuiu vocês estão completamente enganados... só aumentou! Muitas e muitas saudades. Um grande beijo, Pri.

Eu e a Márcia. Ela morava no Ceará e casou com um Italiano, mora em Gorizia a 9 anos.

A Cris e a Ana. A Cris mora mais em SP do que aqui. O marido dela é Esloveno, mas se divide no trabalho entre SP, Itália e Eslovênia. Ela vem duas vezes no ano pra cá. Ela mora na montanha. É carioca. A Ana é de Salvador, casada com um Esloveno e mora aqui em Nova Gorica a mais de 5 anos.

O almoço de hoje! Não sei o nome, porque era muito complicado. HAHAHAHAHA. Mas é tipo uma massinha de pastel, recheada com purano, que é carne de peru. Ali no cantinho era um creme de queijo, delicioso, para acompanhar. Tia Valéria, aí está a salada que havias me perguntado! hahahahaha.

A entrada da escola que os filhos da Ana estudam. Na esquerda os armários sinalizados com os patinhos, viram? 

A classe dos filhos da Ana. Imagina meus filhos aí no meio desse monte de loirinhos! hahahaha

Adrian chupando limão. Lembrei do Saulinho dando limão para a Vivian!

Ana Beatriz desenhando! Fofa, me chamou de tia pi. Me deu mais saudades da minha Vivian!

6 comentários:

Gabi Ractz disse...

óóóóóiiinnnn... que dia mais gostoso esse!
Sempre espero ansiosamente por atualizações e fotos no blog, apesar de bastante fofocarmos no face!
Adorei saber sobre a escola.. por que no Brasil tem que ser diferente? hahaha
Manda um beijo pro Frank.. logo, logo estaremos ai!
Vamos para Interlaken com a gente??? Milão??
Decida-se princesa!
Saudadess millll
Beijinhoss!

liloca, liloquinha disse...

Que estória boa!!!!
E não é que Ele preparou tudo????
bjus
liloca

Estherzinha. =) disse...

Priiii...
ai que alíviiio falar Português assim, livre, leve e solta, sem ser com o Franklin!

Saudade de vc... hoje fomos no Zabot e o Jho fez uma piadinha muito sem graça sobre ir te visitar ali do lado. Quase bati nele! hahaha

Beijooos, parabéns pelo 1 mês de casada! :D

Priscila Vicente disse...

Gabi, vais ganhar o prêmio de leitora mais assídua. Vou sentir falta dos teus comentários quando estiveres viajando! Estou contando os dias para a tua chegada.

Um super beijo,
Saudades!

Priscila Vicente disse...

Tia Liege, Ele preparou tudo e mais um pouco. O caminho do Senhor é perfeito. Estamos experimentando de perto a fidelidade e o cuidado de Deus. Sinto muito sua falta. Um super beijo.

Priscila Vicente disse...

Oinnn! Muito bom falar o nosso português livre, leve e solta mesmo. Me gusta! hahahahaha. Super saudades de ti! Bata no Jho por mim, fala esse favor. HAHAHAHA. Queria estar no Zabot comemorando o super evento, mas Deus sabe de todas as coisas e tem nos sustentado aqui. Amo muito vocês! Um beijão!!!

Postar um comentário

 
© Copyright 2035 Vivendo longe do Brasil
Theme by Yusuf Fikri